sábado, 7 de março de 2009

Masdar

A primeira cidade 100% sustentável do mundo – Masdar – constitui tema de debate na mais importante escola de negócios americana desde há algum tempo. No entanto, o debate passou dos case studies de projecto inicial para uma discussão mais recente sobre o arranque em real desta iniciativa (www.masdaruae.com), com a recepção de 100 habitantes já em 2009.

Masdar é um projecto que merece atenção por ser a primeira proposta de cidade auto sustentada energeticamente e com impacto zero do ponto de vista ambiental e de consumo de recursos. Considerada irrealizável por alguns nos termos propostos e advogada por outros como puro marketing, a verdade é que o projecto tem avançado e catalizado debates que conduziram a melhores soluções, evoluindo de versão a cada novo estádio da gestão de desenvolvimento sustentável no mundo.


Este projecto, que tem igualmente um impacto zero ao nível de resíduos e pressupõe a inexistência de viaturas privadas, cria dúvidas nos formatos de governação, gestão sustentável e nos impactos no lifestyle e níveis de cidadania das populações. Inevitável é o consenso com Thomas Friedman na urgência de um Code Green, seja liderado nos USA … ou por Abu Dhabi.
Artigo Publicado na Vida Económica de 6/3/2009

1 comentário:

  1. Ola,

    Este e sem duvida um grande e primeiro projecto nesta area da sustentabilidade. Penso que e um exemplo que esta a ser seguido tanto pelos EUA, como pelo Brasil, e ate mesmo na Europa. Tambem ja se houve falar em Portugal em aldeias sustentaveis.
    http://www.cidadessustentaveis.info/portal.html

    ResponderEliminar